Convite


Nos dias 7 e 8 de novembro acontecerá em Salvador o II Festival de Ladainha, Corrido e Quadra ou Chula – Prêmio Tributo aos Mestres Pastinha e Bimba.

O evento faz parte do II Encontro da Música Atual e Tradicional da Capoeira, integrando o calendário de atividades do Projeto de Implementação da Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais “Emília Biancardi”, que conta com o apoio institucional do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
Quem está à frente deste evento é a etnomusicóloga e pesquisadora da música folclórica brasileira Emília Biancardi, que colabora de forma significativa para a afirmação cultural da capoeira nos cenários nacional e internacional desde os anos 60, junto com Frede Abreu, coordenador do Projeto Mandinga – Instituo Jair Moura.
Em sua 1ª edição, em 2007, o Encontro demonstrou sua atualidade e importância, atraindo capoeiristas e estudiosos, provocando muitas expectativas favoráveis para a continuidade da realização desse evento. Em função disso, recebe agora o apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Esse apoio acena com a possibilidade de incluí-lo no calendário festivo anual da capoeira da Bahia.
Serão premiadas três categorias: Ladainha, Corrido e Quadra ou Chula.
O objetivo desse Festival é acentuar a função de fundamento que a música exerce para a realização dos ritos da capoeira, essencial para a dinâmica e definição de sua forma de expressão.Ao fomentar o aspecto atual da música da capoeira, o Festival reconhece a vitalidade dos muitos capoeiristas compositores e de suas novas experiências, identificando nesta produção os traços de tradição que continuam sendo mantidos, pois nas rodas de capoeira o cancioneiro tradicional continua sendo muito cantado e servindo de inspiração para novas músicas e experimentos.
À medida em que realça a importância da música da capoeira nas suas formas tradicionais (ladainhas, quadras ou chulas e corridos), tanto da Angola quanto da Regional, o Festival passa a ter uma finalidade didática, assegurando o destino destas formas como matrizes da manifestação símbolo da cultura afro-brasileira

Data: 7 e 8 de novembro de 2008
Hora: dia 7 (sexta-feira) às 18h / dia 8 (sábado) às 16h
Local: Largo Tereza Batista – Pelourinho

Maiores informações:
(71) 3266-6092 / 3489-5451 / 8732-2476 / 8103-4831
colecaoemiliabiancardi@gmail.com