Carta-convite aos mestres/mestras de capoeira

Prezado(a)

Saudações


A Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais de Emília Biancardi vai realizar no dia 28 de agosto de 2010, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, o III Encontro da Música Atual e Tradicional da Capoeira, apresentando esse ano o Festival Infanto-Juvenil de Corrido, direcionado para jovens capoeiristas, dos 8 aos 14 anos. O Festival terá como foco a modalidade corrido, gênero musical que é cantado nas rodas durante os momentos do jogo, ou seja, música para jogar, conforme a tradição dos velhos mestres da capoeira, condição essencial para a aprovação da música pelos jurados.

O objetivo do festival está comprometido com a preservação da tradição musical da capoeira, considerando que as formas tradicionais continuam atuais, sendo muito cantadas nas rodas, servindo, inclusive, de matriz para novas composições, como vem sendo demonstrado pelos principais compositores da capoeira.

A destinação do festival para os jovens tem o propósito de incentivo, mas também de reconhecimento do interesse que eles demonstram pela parte musical da capoeira. Vale dizer que hoje parte significativa dos capoeiristas pertence ao público infanto-juvenil.

As inscrições estarão abertas de 20 de julho a 20 de agosto e poderão ser efetuadas por um responsável legal ou pelo mestre de capoeira do participante.

As inscrições devem ser realizadas nos seguintes pontos:

- Casa da Coleção Emília Biancardi - Rua Gregório de Mattos, 31 – Pelourinho (de 2ª a 6ª, das 09h às 12h e das 14h às 17h)

- Projeto Mandinga - Rua comendador José Alves Ferreira, 160, Garcia. Tel.: 33285756.

As músicas serão defendidas pelos próprios compositores ou outro participante, por ele indicado, mas que esteja na faixa etária dos 8 os 14 anos, sozinho ou acompanhado de um conjunto musical, de acordo com a sua determinação. O julgamento será efetuado por um júri escolhido pela coordenação do festival. Apenas uma música será premiada, recebendo o ganhador o prêmio de R$300 (trezentos reais), entregue no evento, logo após o resultado do vencedor.

Gostaríamos de contar com seu apoio para abrilhantar nosso evento, estimulando a participação de seus alunos na composição desse gênero musical tão importante nas rodas de capoeira.

Atenciosamente,

Emília Biancardi (Coleção Emília Biancardi)

Frede Abreu (Projeto Mandinga)